Diarreia associada à toma de antibióticos

Teve diarreia após tomar algum medicamento? Saiba agora quais as principais causas que podem originar este acontecimento.

Diarreia associada a antibiótico

A diarreia é um efeito secundário frequentemente associado à toma de antibióticos (varia consoante o tipo de antibiótico usado, podendo ocorrer em 1 a 25% dos tratamentos). Geralmente manifesta-se na primeira semana após a toma do antibiótico, mas pode surgir durante o tratamento ou semanas depois. Geralmente é ligeira e auto-limitada, melhorando alguns dias depois. Contudo, alguns casos podem ser mais graves e/ou duradouros, com necessidade de tratamento médico. 

O intestino, num indivíduo saudável, está colonizado por diversos micro-organismos (microbiota / flora intestinal), a larga maioria dos quais bactérias. Estas bactérias intestinais são essenciais para a normal função intestinal e o nosso bem-estar. Os antibióticos usados para combater infecções actuam, regra geral, em todo o nosso organismo e não apenas no local da infecção. Assim, para além de eliminarem as bactérias responsáveis pela infeção, também eliminam um grande número das bactérias intestinais benéficas. 

Cerca de 90% dos casos de diarreia associada à toma de antibióticos devem-se à perda da normal função da microbiota intestinal, nomeadamente a capacidade de transformar determinados nutrientes que são essenciais para o normal funcionamento do intestino. Contudo, cerca de 10% dos casos podem ser mais complexos e associar-se ao desequilíbrio entre bactérias benéficas e nocivas no intestino, com proliferação de espécies nocivas como o Clostridioides difficile.  

A melhor prevenção é evitar a toma desnecessária de antibióticos, que deve acontecer apenas após prescrição médica. O uso de certos probióticos pode reduzir a incidência da diarreia após toma de antibiótico, conforme demonstrado em vários estudos científicos.  

A maioria dos casos de diarreia associada à toma de antibióticos é benigna e cessa espontaneamente após paragem do antibiótico, devendo, contudo, ser instituídas algumas medidas gerais para minimizar o seu impacto: 

  • Ingerir bastantes líquidos para evitar a desidratação (mas evitar bebidas com álcool ou cafeína); 
  • Evitar gorduras e lacticínios, pois a sua digestão pode estar comprometida; 
  • Evitar a toma de anti-diarreicos ou outros antibióticos a não ser por prescrição médica. 

Se sofre de um sintoma relacionado com este tema clique aqui para obter mais informações e possíveis soluções.

Saiba mais sobre:

Deslize para ver mais órgãos