As hemorróidas são vasos localizados na região do ânus e encontram-se presentes na anatomia de todas as pessoas. O aumento da pressão nestes vasos pode levar à sua inflamação e exteriorização (prolapso), no interior ou no exterior do canal anal.
Existem algumas situações que podem favorecer o aparecimento das hemorróidas e que importa conhecer:
Obstipação / prisão de ventre
O esforço para evacuar, muitas vezes relacionado com fezes duras ou volumosas, pode aumentar a pressão nos vasos hemorroidários e deteriorar os tecidos de suporte, levando ao aparecimento de sintomas. A diarreia crónica, por levar a defecações muito frequentes, pode também estar associada às hemorróidas.
Sedentarismo
A ausência de exercício físico pode contribuir para a obstipação e perda de massa muscular pélvica. Também um elevado número de horas na posição sentada pode contribuir para a doença hemorroidária.
Contudo, alguns tipos de exercício também podem ser prejudiciais, nomeadamente aqueles que geram aumento da pressão abdominal, como o levantamento de pesos, ou que envolvam muito tempo na posição sentada, como o ciclismo, o remo ou a equitação.
Erros alimentares
A falta de ingestão de água (<1,5L/dia) pode contribuir para a obstipação e consequentemente para a doença hemorroidária. Também uma alimentação pobre em fibra (<20-30g/dia) e rica em alimentos processados é prejudicial.
A ingestão excessiva de alimentos picantes e de álcool está também associada ao agravamento dos sintomas.
É essencial seguir um estilo de vida saudável, praticar exercício físico aeróbico e equilibrar as suas refeições.
Excesso de peso
O excesso de peso e a obesidade estão associados a um maior risco de doença hemorroidária. Um Índice de Massa Corporal (IMC) elevado e, sobretudo, o perímetro abdominal excessivo, têm sido associados a esta doença por causarem aumento da pressão abdominal e piorarem o retorno venoso.
É, assim, importante adoptar um estilo de vida saudável, devendo assegurar 5 pontos essenciais:
- dieta saudável, equilibrada e rica em fibras (com frutas, vegetais e cereais integrais);
- Ingira muitos líquidos, de preferência água;
- Pratique regularmente exercício físico aeróbico;
- Evite passar demasiado tempo de pé ou sentado;
- Sempre que sentir vontade de evacuar, vá à casa de banho, e evite fazer esforço durante a defecação ou prolongar a mesma.
Se sofre de um sintoma relacionado com este tema clique aqui para obter mais informações e possíveis soluções.