O que são Hemorróidas

Tratam-se de plexos vasculares que existem no ânus e fazem parte na nossa anatomia normal.

O que são Hemorróidas

Todas as pessoas têm hemorróidas. Tratam-se de plexos vasculares (conjuntos de vasos sanguíneos) que existem no ânus e fazem parte na nossa anatomia normal. No entanto, quando é dito que se tem hemorróidas, é geralmente porque as mesmas estão associadas a sintomas, tornando-se naquilo a que os médicos denominam de doença hemorroidária.  

Há várias causas possíveis para a doença hemorroidária, desde a idade avançada (pela degeneração do tecido de suporte dos plexos fibrovasculares), alterações do padrão intestinal (obstipação ou diarreia), esforço defecatório, gravidez, sedentarismo, certos exercícios (como o levantamento de pesos) e factores alimentares (dieta pobre em fibra, álcool, picantes…). 

Pode surgir em qualquer idade (mesmo em crianças), mas é mais frequente a partir dos 45 anos de idade. Estima-se que mais de metade das pessoas com mais de 50 anos venha a ter doença hemorroidária num dado momento da sua vida. 

As hemorróidas dividem-se em internas e externas, consoante a sua localização seja mais no interior do canal anal ou na porção mais exterior do ânus, debaixo da pele.    

Os sintomas associados às hemorróidas passam por perdas de sangue, protusão (prolapso) durante a evacuação, sensação de evacuação incompleta (tenesmo), prurido (comichão) ou dor na região anal.  

O diagnóstico pode ser feito através da inspeção anal e perianal, o toque rectal e a anuscopia. Por vezes pode ser pedida uma recto-sigmoidoscopia ou colonoscopia para despistar outras doenças. 

Se sofre de um sintoma relacionado com este tema clique aqui para obter mais informações e possíveis soluções.

Saiba mais sobre:

Deslize para ver mais órgãos