Porquê uma preparação intestinal e a sua importância

A preparação intestinal é fundamental para o sucesso da colonoscopia

preparação intestinal colonoscopia

preparação intestinal é fundamental para o sucesso da colonoscopia.

A colonoscopia é um exame que permite a visualização do interior do intestino grosso: o cólon e o recto. Tem um importante papel na detecção do cancro colorretal e dos pólipos intestinais, seus percursores, assim como de várias outras doenças. Permite ainda realizar diversos procedimentos terapêuticos, como a excisão de pólipos, podendo o exame ter esta indicação logo à partida ou o acto terapêutico ser decidido e realizado no decurso de um exame onde se previa de diagnóstico à partida. Um intestino limpo é essencial para que a colonoscopia possa ser realizada.

Muitos consideram que a preparação intestinal é a parte mais difícil de uma colonoscopia, mas é fundamental que ela seja realizada de forma correcta para tirar o máximo proveito da colonoscopia.  A preparação intestinal é importante pois é necessário que o intestino esteja limpo para o médico o conseguir examinar com minúcia. Uma preparação inadequada reduz a capacidade diagnóstica da colonoscopia (prejudicando a detecção de pólipos ou o diagnóstico de outras doenças), aumenta a duração do exame, potencia riscos e pode mesmo obrigar à repetição do exame.

O objetivo é permitir uma total e adequada visualização do intestino permitindo uma avaliação completa e, reduzir probabilidade de complicações durante o exame (por exemplo, perfuração do intestino).

A preparação para a colonoscopia deve ser antecedida por uma explicação sobre a mesma, geralmente na forma de um folheto informativo fornecido no momento da marcação do exame. Algumas aplicações digitais foram desenvolvidas para facilitar este processo (p. ex. easy4colon). Pode ser necessário ajustar a toma de alguns medicamentos, devendo esta questão ser colocada ao médico assistente.

Habitualmente preconiza-se uma dieta pobres em fibras nos 2 a 4 dias antes do exame (sem legumes verdes, leguminosas, sementes e cereais integrais, frutos com casca), devendo também aumentar a ingestão de água (evitar sumos de cor vermelha). Na véspera e / ou no próprio dia do exame, consoante o horário do mesmo, deverá ingerir um laxante específico que será definido pelo médico ou pelos serviços responsáveis pela realização do exame. Existem diversos tipos de laxantes que podem ser usados para a preparação intestinal, mas todos implicam a ingestão de um grande volume de líquidos (laxante diluído no volume total do líquido a ingerir ou um volume menor de laxante seguido de água até perfazer o volume total); refrigerar o preparado pode ajudar a tolerá-lo melhor. O resultado será uma diarreia intensa até sair apenas um líquido mais ou menos transparente pelo ânus.  

Exames parciais, como a rectosigmoidoscopia, em que apenas a parte terminal do cólon e o recto são avaliados, podem ser realizados sem necessidade de uma preparação intestinal completa, sendo a preparação realizada com recurso de enemas específicos que promove a limpeza desta parte do intestino. O papel do doente é decisivo para garantir uma limpeza intestinal sem resíduos fecais, para isso deve cumprir o protocolo que lhe é facultado no local onde vai realizar o exame. Deve cumprir o tipo e tempo de dieta preconizado e deve tomar o laxante indicado nos horários informados e adicionalmente ingerir a quantidade de líquidos preconizados.

Se sofre de um sintoma relacionado com este tema clique aqui para obter mais informações e possíveis soluções.

Saiba mais sobre:

Deslize para ver mais órgãos