Hemorróidas na Gravidez

As hemorróidas são estruturas vasculares que existem no ânus de todas as pessoas.

hemorroidas na gravidez

As hemorróidas são estruturas vasculares que existem no ânus de todas as pessoas. Por vezes podem associar-se a sintomas como a dor, comichão (prurido), inchaço ou sangramento – nestes casos falamos de doença hemorroidária, ou mais comumente, “ter hemorróidas”.

A doença hemorroidária é particularmente comum durante a gravidez, sobretudo no último trimestre e no pós-parto: 30 a 40% das grávidas tem sintomas relacionados com as hemorróidas. Surge na gravidez devido ao aumento de pressão no interior do abdómen, causada pelo bebé, mas também pelo aumento do volume sanguíneo que ocorre durante a gravidez, alterações dos músculos pélvicos e pela prisão de ventre ou obstipação, que é também mais comum durante a gestação.

A doença hemorroidária na gravidez, como em qualquer outra circunstância, pode estar relacionada com as hemorróidas internas ou externas, sendo os sintomas também os mesmos da doença hemorroidária noutras circunstâncias.

Na maioria dos casos a doença hemorroidária resolve espontaneamente algum tempo depois do parto, pelo que só em alguns casos é necessário um tratamento mais específico. É importante evitar a obstipação e o esforço durante a defecação, sendo para isso vital a ingestão de fibra e de água em abundância. Não sendo possível aliviar a pressão exercida pelo feto no interior da barriga, podem, contudo, ser tomadas outras medidas para a minimizar:

  • evitar estar de pé ou sentada na mesma posição durante muito tempo;
  • deve manter actividade física regular desde que não haja contra-indicação médica e, quando em repouso, deitar de lado ajuda minimizar a pressão;
  • de evitar ganhar mais peso que o recomendado;
  • a realização de exercícios de Kegel é também benéfica.

 

Alguns tratamentos podem ser necessários para o alívio dos sintomas e são seguros na gravidez, mas é importante fazê-lo com aconselhamento médico. Sinais que devem sempre motivar uma observação médica são a hemorragia e a dor persistente.

Em resumo, a doença hemorroidária durante e após a gravidez é comum e não deve ser motivo de preocupação ou embaraço, pois é uma situação benigna e que geralmente resolve espontaneamente algum tempo após o parto.

Se sofre de um sintoma relacionado com este tema clique aqui para obter mais informações e possíveis soluções.

Saiba mais sobre:

Deslize para ver mais órgãos