A obstipação (ou prisão de ventre) é um problema comum em crianças de todas as idades, sendo a causa de cerca de 5% das consultas de pediatria geral e 35% das consultas de gastroenterologia pediátrica.
Os sintomas da obstipação em crianças incluem a diminuição do número de dejecções (<3/semana), dificuldade ou dor ao evacuar, fezes duras (em formato de bolinhas), dor de barriga, incontinência fecal, irritabilidade ou tristeza relacionada com a evacuação.
É mais frequente em três fases:
- na diversificação alimentar (transição para uma dieta sólida);
- no início da utilização do penico/sanita (dificuldade na adaptação a evacuar sentado, desinteresse pela ida à casa-de-banho);
- na entrada para a escola (a criança pode ter dificuldade em evacuar numa casa-de-banho que não lhe é familiar e optar por evitar evacuar durante o dia, o que pode conduzir à obstipação).
Quais as causas da obstipação infantil?
Na larga maioria dos casos a obstipação infantil não tem por bases nenhuma doença ou problema estrutural / anatómico, sendo nestes casos denominada de obstipação funcional. A obstipação só é causada por problemas médicos em menos de 5% dos casos (a chamada obstipação orgânica), sendo ainda menos frequente em crianças que iniciaram o quadro numa das três fases anteriormente descritas. Os problemas médicos que mais frequentemente causam obstipação incluem a doença de Hirschsprung (uma anomalia nos nervos do cólon), desenvolvimento anormal do ânus, problemas de absorção de alguns nutrientes (por exemplo as proteínas do leite de vaca), doenças da medula espina, fibrose quística e alguns medicamentos.
Quando ir ao médico?
- Dor abdominal intensa.
- Distensão abdominal (barriga inchada) e vómitos.
- Presença de sangue nas fezes.
- Perda de apetite e de peso associada a obstipação.
- Criança com menos de 4 meses se evacuar menos de 3 vezes numa semana ou se tiver fezes duras.
Além destes casos, se a criança se queixas frequentemente de dor ao evacuar, se tiver dificuldade no treino de ida à sanita ou se tiver outras dúvidas o médico pode ajudar.
Como tratar?
Quando a obstipação surge no início da utilização da sanita, pode adiar-se esta etapa alguns meses para melhorar a obstipação e depois voltar a tentar de forma positiva, encorajando as tentativas mesmo que não sejam bem-sucedidas. Se esta fase já estiver ultrapassada quando a obstipação surge, pode tentar encorajar a criança a sentar-se na sanita 10 minutos, sobretudo depois da refeição, uma ou duas vezes por dia. É importante proporcionar apoio para os pés quando é usada uma sanita de adulto.
No que diz respeito à dieta, a ingestão de fruta ou sumos de fruta (como de ameixa, maçã ou pêra) podem ser úteis. A ingestão de líquidos em quantidade suficiente também é importante (cerca de 1L para crianças com menos de 1 ano), bem como a ingestão de fibras (como fruta, vegetais, cereais integrais). Quando estas medidas não são suficientes, pode ser necessário um laxante, sendo que existem laxantes que são seguros e aprovados para uso em crianças (como por exemplo o macrogol).
Se sofre de um sintoma relacionado com este tema clique aqui para obter mais informações e possíveis soluções.